quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vem aí!... antologia Ágora Reflexões Filosóficas



Apresentação

Ágora – Reflexões Filosóficas é um projeto que reúne escritores cheios de incógnitas e especulações sobre o mundo, sobre a humanidade e sobre si. O título da nossa antologia não poderia ser outro para demonstrar essa reunião de pensadores. Na Grécia Antiga, a praça pública era conhecida como ágora, e eram destinadas ao exercício da democracia. Muitos assuntos eram discutidos, tais como: política, economia, cultura e tudo que fosse ligado à vida da polis (cidade).

É preciso bem pensar para bem viver. De acordo com o patrono da SOFIA, Sócrates, aquele que, a meu ver, é possuidor do mais hábil gênio de Atenas, frequentador assíduo da ágora ateniense, ecoamos aqui o seu sintético e eficiente discurso:

“Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás os homens e os deuses.”

Queremos compreender o mundo que nos cerca, mas será que estamos utilizando as melhores ferramentas para a execução desta ação?... Devemos nos apoiar na consciência de que somos, em resumo, ignorantes. Pois se assim o fizermos, estaremos em demasiado gozo da verdadeira sabedoria. Estaremos posicionados no correto sentido da estrada do conhecimento.
Reflexões filosóficas, é um conjunto de perguntas e respostas (em sua maioria baseadas no senso comum), sobre a capacidade e a finalidade humana para conhecer e agir. É o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo. A parceria com a Editora Cogito veio nos trazer a maiêutica desta obra, e potencializar a atmosfera grega que norteia a nossa instituição.

Com as bençãos da Grande Mãe Atena, desejo luz e paz á todos os confrades.

Carlos Conrado::
Supremo Chanceler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Vida Examinada